terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

I GOT MY VISA!

Minha entrevista de visto foi ontem e agora é minha vez de falar: I GOT MY VISA!!!
É uma sensação de alívio muito boa e também a impressão de que a coisa toda é concreta! Na verdade eu também tenho a sensação de “fiquei preocupada pra quê?”. Eu acho muito pouco provável uma au pair ter o visto negado viu, mas é claro que tem que arrumar toda a papelada dos documentos com muito carinho e amor desde o agendamento e com tudo que vem no kit visto como eu postei antes. A pasta de documentos que eu levei tava bem grossinha.
Vou começar do começo: por uma coincidência muito feliz uma amiga minha do colegial, a Gabi, também tinha entrevista de mesmo dia que eu e eu nem sabia que ela estava indo pros EUA. Como ela ia de carro me convidou pra ir com ela. Perfeito! E mais perfeito ainda foi que eu escolhi ir pra Brasília pra poder visitar uma outra amiga do colegial, a Laura, que eu tava simplesmente morrendo de saudade. Ou seja, flashback das nossas conversas divertidíssimas do colegial (que by the way terminou 9 anos atrás). Na semana passada a Gabi fez ainda a gentileza de pagar a minha taxa no Citibank em São Paulo ($140,00 e R$238,00 de acordo com o câmbio do dia) com antecedência. O pessoal aconselha pagar a taxa antes pra garantir, mas tem caixa dentro da embaixada e pelo menos em Brasília o funcionamento dele é das 7:45 as 11:00 da manha.
As meninas que tiraram o visto em São Paulo contam que não podiam entrar nem com bolsa e que deixavam elas num guarda-volumes do outro lado da rua e custa 5 reais. Em Brasília pode entrar com bolsa, que é revistada, mas não pode entrar com nada eletrônico, tipo celular ou máquina fotográfica e tem um guarda-volumes para os eletrônicos, que na verdade é uma barraca de cachorro-quente no estacionamento e que também custa 5 reais. Cheguei 1:15 antes da minha entrevista que estava marcada para as 9:30 e saí 11:45. Tinha muuuuuuuuuuita gente!!! Fila pra checar o agendamento com o DS-140 e identidade, fila pra revistar a bolsa e passar pelo detector de metais, fila lá dentro pra pegar a senha apresentando toda a documentação – DS-160, DS-2019, taxa SEVIS, foto 5x7 ou 5x5 (eu levei 5x5 porque estava pedindo no kit visto), passaporte e comprovante de renda de quem pagou a viagem. Eu mostrei minha declaração do imposto de renda do ano passado, porque eu coloquei que eu estou pagando a viagem e tem escritura no meu nome que comprova vínculo com o Brasil e entreguei também meu último contra-cheque, que na verdade era meu recibo de férias (fiquei com medo porque ele é bem pobrinho, mas tudo bem).
Com a senha fiquei esperando (pelo menos agora sentada) para tirar as digitais, sentei de novo pra esperar pela entrevista. Nem sei por que o chão onde eu estava não afundou porque eu batia tanto os pés! Eu tenho síndrome das pernas inquietas...
Na entrevista, a consulessa foi bem direta e perguntou o seguinte:
- Você está indo pra ser au pair certo? Quanto tempo você vai ficar lá?
- Onde você estuda?
- Pra onde você vai?
- Agora vamos conversar em inglês certo? Where do you work? (tive que pedir pra repitir porque além de estar separa pelo vidro ela parecia falar dentro da cabaça)
- What do your father and your mother do? (tive que pedir pra repetir de novo! Ou ela achou que eu não sei nada de inglês ou que eu sou deficiente auditiva)
- What do you want to study there?
- What will you do when you return?
- Tudo bem (colocou meu passaporte para um lado e me devolveu meus documentos – já vi que tinha sido aprovado) seu visto foi aprovado (digitou um monte de coisas) pode pagar o SEDEX.

Nunca achei o sotaque de um americano falando português tão agradável. Era música pros meus ouvidos... preenchi o envelope de plástico com meu endereço, paguei (R$30,00) e fui embora, leve, leve, leve.

Foi isso. Agora eu acho que tudo foi tão bom e tão fácil... mas essa entrevista foi toda muito bem cuidada por Deus, desde a viagem.

Hoje paguei minha PID e faço um post sobre ela quando chegar aqui em casa e to esperando pelo passaporte também. Agora que ta tudo mais concreto, vou continuar cuidando de tudo e dos presentinhos que eu tiro foto e posto depois também.

Esse post ficou grandinho... foi malz
Bjuuus e inté

7 comentários:

  1. iuhuuu...parabens!!!
    realmente agora tah ficando mais proximo, mais concreto....eh de verdade mesmo!! =D
    boa sorte com os d+ preparativos agora, PID, malas, despedidas....enfim....

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Sonho com minha entrevista de visto, assim, como a sua, bem sussa.. sua sortuda! Kisses

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrs a sua vai ser sussa tb Gi, vc vai ver ;)
    e obrigada val! daqui uns dias estamos lá né
    bjuuu meninas!

    ResponderExcluir
  4. Parabens Van, o meu é dia 25-02 aiaiai .. to te seguindo ... bjoooo

    ResponderExcluir
  5. Menina!!! Deve dar um desespero danado! hahaha

    Eu ainda não tenho hostfamily, mas já penso no dia do visto, como ficarei nervosa!! hahaha

    E parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  6. o nervosismo é invitável né, essa coisa de visto é meio tudo ou nada, mas vcs podem ir de boa q nao tem erro! =) Mari e Érica, vou ficar torcendo por vcs, pra ser logo e a gente se vê nos EUA!!! bjuuu

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma leve impressão que o meu vai ser negado na primeira. Tenho uma mania de ficar mega hiper nervosa com tudo e vou acabar nem ouvindo nada

    ResponderExcluir